SALMO 119.105

A tua palavra é lâmpada para guiar os meus passos,é luz que ilumina o meu caminho.
Sl. 119.105

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

VIDA NO ALTAR


Dn 1:8
O que é vida no altar? O altar é um local de morte. É ali que nossa vida deve ser colocada como um sacrifício para Deus. No altar nós morremos para as nossas próprias convicções, vontades, desejos, expectativas, etc., a fim de podermos viver uma nova vida para Deus. No altar morre o velho homem. No Antigo Testamento, quando o sacrifício queimava, subia um cheiro que se desprendia do animal sacrificado. É isso que o Senhor espera de nós. Que, quando nossa vida for a Ele oferecida, possamos liberar um cheiro suave a fim de lhe agradarmos (Êx 29:18). Restaurar o altar significa restaurar a comunhão com Deus e com o seu povo (a Igreja).
Daniel foi um jovem que demonstrou ter vida no altar, pois resolveu não contaminar-se com as iguarias do rei. Vida no altar é uma atitude, um estilo de vida, uma decisão. Daniel decidiu não contaminar-se, ele priorizou ter um padrão de santidade. Este estudo pretende nos levar a ter as atitudes de Daniel.
                      
1. MANTENDO UM PADRÃO DE SANTIDADE
a) Mesmo em um ambiente propício ao pecado, Daniel manteve-se fiel a Deus. Você tem cedido aos pensamentos que querem conduzi-lo ao pecado? (Fp 4:8)
b) Se os seus pensamentos estiverem cheios de Deus e da sua Palavra, certamente você terá pensamentos bons a seu respeito e a respeito das pessoas. (Zc 8:17)
c) O que levou Daniel a ter um padrão de santidade?  (Dn 6:5,6,10)

2 – RENUNCIANDO A PRÓPRIA VONTADE
a) Daniel propôs em seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, rejeitar o manjar apetitoso; o prato delicado e delicioso; a boa comida do rei. Daniel sabia que aquelas iguarias seriam motivos de escárnio, zombaria e dito picante por parte daqueles que sabiam ser ele temente a Deus. Você tem rejeitado os manjares do mundo? (1Jo 2:15-17)
b) O Apóstolo Paulo em Romanos 8:5-11, afirma que a carne tende para a carne e o espírito para o espírito. Quando alimentamos a vontade da carne é a carnalidade que vai prevalecer em nossas vidas. (Gl 5:16-25)
c) Como se conquista uma vida no altar? (1Ts 4:3,4,7)

3 – RESISTINDO AO DIABO
a) Hoje, de várias maneiras, o mundo tenta nos contaminar. Nabucodonosor enviou iguarias e vinho para que Daniel e seus amigos se misturassem com os babilônicos. Da mesma forma, o diabo envia a cada dia, uma porção das iguarias do mundo para contaminar a geração que decidiu ser santa ao Senhor. (Tg 4:7)
b) Daniel foi um verdadeiro valente que lutou contra as forças do mal (Ef 6:11-13). Ele usava sempre armas das mais sofisticadas e mais poderosas como a intercessão, sabedoria (Pv 9:10; Tg 1:5) e o conhecimento da Palavra de Deus (Dn 1:17).

CONCLUSÃO: Assim como Daniel, vivemos em uma época marcada pela degradação moral da sociedade, por isso precisamos expressar Deus ao mundo através de nossas vidas e ações. Mas para isso necessitamos urgentemente ouvir e obedecer a voz de Deus numa base contínua e permanente. Como isto poderá acontecer? Através de uma vida no altar. Priorize a busca da santificação de sua vida, família e Igreja (Hb 12:14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário